Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Financiamentos Mezzanine

O modelo de financiamento da economia, com particular incidência no segmento das PME, circunscreve-se praticamente à intermediação bancária, o que naturalmente condiciona as opções das empresas, representando um forte entrave ao seu crescimento sustentável. No actual contexto económico recessivo e em presença de maiores constrangimentos no acesso ao crédito, o endividamento bancário para além de constituir para a generalidade das empresas uma limitação ao seu potencial de desenvolvimento, em muitos casos penaliza o desempenho por via da tesouraria e concorre para situações de dificuldade extrema. As empresas, mais capacitadas para prosseguir a actividade após o desfecho da crise, que disputam mercados alargados em ambiente muito concorrencial, têm mais do que nunca necessidade de conjugar de forma equilibrada o recurso ao capital e ao crédito, para sustentar os investimentos requeridos internamente ou para suportar estratégias mais agressivas de aquisição de activos desvalorizados.

A flexibilidade das soluções híbridas de financiamento do tipo Mezzanine, a par de avanços no governo das sociedades, também no relacionamento com os financiadores e na conduta de mercado, constituem fatores essenciais.

O financiamento Mezzanine está vocacionado para financiar estratégias de crescimento de empresas de dimensão intermédia bem estruturadas, com forte implantação nos mercados de bens e serviços transacionáveis, o que em alguns casos pode envolver processos de concentração empresarial, sucessão e de tomada de controlo por gestores.

Trata-se de uma solução inovadora que, ao complementar a oferta tradicional de capital de risco, proporciona a empresários ainda relutantes em encarar a abertura do capital a flexibilidade requerida na tomada de decisões críticas. Funcionalmente, consiste num instrumento de financiamento híbrido que combina características de capital e de dívida, correspondendo assim a um patamar intermédio entre essas duas dimensões estruturantes no balanço das empresas.

Os recursos financeiros disponibilizados deverão contribuir para executar um plano de negócios que consubstancie uma forte ambição estratégica, sustentada na capacidade competitiva no mercado e na qualidade da equipa de gestão, salvaguardando uma situação económica e financeira robusta.

A operação Mezzanine, normalmente, é liquidada entre o sexto e sétimo ano, nos termos contratualmente estabelecidos, cumprida a sua função instrumental de alavanca no salto qualitativo encetado pela empresa.

Será de admitir que, com base na avaliação que venha a ser feita ao desempenho alcançado e à qualidade do relacionamento mantido, no horizonte de médio-prazo haja condições para reforçar a parceria de capital e adequar o modelo de financiamento aos desafios que se deparem à empresa no seu novo patamar de desenvolvimento.

Este tipo de financiamento dirige-se a um segmento circunscrito de empresas bem estruturadas e competitivas, que revelam capacidade de liderança no mercado, robustez financeira e forte geração de cash-flows, contribuindo para suportar as estratégias de expansão e valorização das empresas, por crescimento orgânico, concentração ou alteração da sua propriedade e gestão. É um fundo combina atributos de capital e de dívida, proporcionando um quadro de decisão vantajoso e flexível nas opções sobre o reforço do capital nas empresas.

Um financiamento Mezzanine é um empréstimo subordinado a um credor primário, mas é uma dívida que dá ao cliente a capacidade de gerar o financiamento total para um nível de alavancagem maior, em comparação com o financiamento bancário tradicional (valor da vida útil típico é de 85% a 90%, em alguns casos, até 95%). Este tipo de financiamento tornou-se uma metodologia comum para garantir financiamento suplementar para aquisições imobiliárias e projectos de desenvolvimento. Um financiamento Mezzanine pode ser um empréstimo autónomo podendo ser utilizado para uma propriedade (existentes ou para propriedades que estão em construção) podendo ser garantido por uma segunda hipoteca ou uma promessa de interesses de parceria.

Estes financiamentos fornecem um adicional quando a primeira hipoteca está no montante máximo do empréstimo; o montante dos financiamentos Mezzanine pode ser de 1 milhão de USD (de preferência 3 milhões de USD) a 30 milhões de USD; transacções maiores serão consideradas caso a caso.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.